Muitas profissões, por si só, possuem um cunho social por trás delas. Um bombeiro, por exemplo, ajuda pessoas quando estão em perigo. O mesmo acontece com um médico que salva vidas, um advogado que livra alguém inocente da prisão, e por aí vai.

Na publicidade, o nosso papel social é muito distante: trabalhamos para resolver demandas estratégicas de clientes que impulsionam seus negócios, gerando empregos, movimentando a economia para, aí sim, melhorar a vida de outras pessoas.

Isso não soa meio egoísta pra você? Pra gente, sim.

E foi refletindo sobre esse incômodo dentro da nossa profissão, que criamos o projeto Pontos Solidários. Nós, como uma agência de comunicação, sabemos que podemos fazer alguma coisa de melhor pro mundo, utilizando o que a gente sabe fazer de melhor: comunicar.

Não estamos necessariamente falando de criar uma marca para ONG, um folder para um asilo ou um site para uma creche. Quer dizer… isso também. Mas a comunicação, na essência da palavra, abre precedentes para que possamos atuar como interlocutores entre parceiros e projetos sociais que fazem o bem para outras pessoas.

O projeto nasceu no dia 3 de abril de 2019 e, desde então, foram — e ainda são — desenvolvidas ações que vão desde arrecadação e distribuição de alimentos até a criação e participação de atividades e ações que proporcionam mais lazer, educação, bem-estar e momentos inesquecíveis a muita gente.

 

Nesse tempo de vida, já tivemos alguns anjos maravilhosos fazendo parte do projeto:

 

– Projeto Romper, com a Juthay, uma mulher forte e que faz de tudo para ajudar as mulheres e crianças de sua comunidade, oferecendo mais do que aconselhamento, roupas e alimento: confiança e apoio! Ofereceu um jantar para as mães da sua comunidade e nós estávamos lá, ajudando a produzir essa noite, fornecendo entretenimento, brindes, criando um vídeo de homenagem dos filhos para as mães e desenvolvendo materiais de divulgação para o Projeto Romper — isso em maio deste ano.

– Mimos da Lili, que se ofereceu para ornamentar esse jantar que realizamos para as mães e tornar aquela noite ainda mais especial. E para ajudar a Dona Lili, criamos sua marca e desenvolvemos sua papelaria para que ela pudesse vender seus artesanatos e poder enfeitar mais jantares por aí.

– Banho de Amor, com a Patrícia, que desenvolve, junto a vários voluntários, um trabalho lindo ao dar banho em moradores de rua, com doações de roupas para que eles tenham uma vida mais digna e busquem novas perspectivas. Com a Patricia, desenvolvemos publicações para arrecadação de agasalhos, roupas e utensílios de higiene. E além de sermos um ponto de arrecadação, fizemos uma campanha interna para nossos colaboradores participarem das doações também! Esse projeto foi desenvolvido em julho.

– Rock Bicho e a Isabella, que ajudam animais abandonados a serem tratados e encontrarem um novo lar. Não tem como não se envolver com a situação dos bichinhos! Por isso, desenvolvemos um flyer e um vídeo que servirão de “display virtual” para divulgar os animais disponíveis para adoção. E não apenas isso: criamos um vídeo institucional para que eles possam apresentar seu trabalho, arrecadando novos patrocínios e novas doações, pois toda ajuda é bem-vinda para essa ONG.

Em outras palavras, o nosso projeto vem para interligar esses pontos, unindo pessoas e instituições; conectando quem precisa de ajuda àqueles que querem ajudar. Esse é o nosso jeito de fazer, de verdade, a diferença!

Renata Ferreira Lima Crepaldi

Renata Ferreira Lima Crepaldi

Gerente de Resultados na 2 Pontos Comunicação

Gestora de Comunicação e Marketing com ampla experiência em marketing (live marketing, marketingde conteúdo/digital), comunicação empresarial e relacionamento comercial (PDV e relacionamentocom stakeholders).