Como boa mineira, sou muito desconfiada. Em um cenário tão inchado do Marketing Digital, com tantos profissionais, eventos e materiais, aprendi a identificar rapidamente aqueles que realmente valem a pena investir o meu tempo.

Não me entenda mal, mas são tantas pessoas se dizendo especialistas em marketing digital e tantos eventos no mercado bem superficiais, que ficamos calejados. E tive uma boa surpresa com o evento Locaweb Digital Conference, fornecido pelo Locaweb — uma empresa de soluções digitais — em Belo Horizonte no dia 06/08.

Tanto, que resolvi dividir a minha percepção sobre as palestras das quais participei com a galera da agência e, agora, com vocês. Vai que ajuda nos estudos de alguém que está em busca de conhecimento — relevante — do setor? Compartilhar conhecimento é tudo! Além disso, ficamos na dúvida sobre onde fazer cursos e buscar conhecimento. Abaixo, você vai encontrar nomes importantes.

Vamos, então, à minha percepção sobre as palestras que decidi — e consegui — participar, que, sem dúvidas, trouxeram novos insights e estratégias, bem como nomes a serem seguidos nas redes sociais 😉

Lembrando que estou deixando, aqui, um ponto de vista totalmente pessoal:

PALESTRA 1: Locaweb, uma jornada para a nuvem – Higor Franco – Locaweb

Foi uma palestra introdutória, contando sobre a história da empresa e seus serviços e produtos.

  • Eles também oferecem serviço de automação de e-mail, e enfatizaram que os e-mails (apesar de muita gente achar que não) estão super em alta, sendo uma das ferramentas de marketing que mais dão resultado, principalmente para empresas que estão chegando no mercado;
  • Eles têm algumas empresas que é legal conhecermos: Tray, que turbina negócios em e-commerce, Yapay, plataforma de pagamentos online e All iN, ferramenta voltada para marketing de relacionamento e remarketing para sites e e-commerces.

Resumo da palestra:

PALESTRA 2: Tray: uma história de sucesso – Willians Marques – Tray

  • Contou a história da Tray. Eles começaram vendendo no Mercado Livre, e tiveram a ideia de melhorar a experiência do comprador nesse site;
  • FBITs se uniu a eles para facilitar a logística de entrega dos produtos no Mercado Livre, e foi quando a empresa Tray ganhou força;
  • A Tray tem 3 pilares: sucesso do cliente, experiência do cliente e o time. Eles têm uma comunidade chamada Comunidade Tray, no whatsapp, onde os clientes mandam dúvidas e reclamações;
  • Eles possuem uma escola de e-commerce gratuita, que dá até certificado. Também possuem uma plataforma para tirar certificado em trilha de e-mail para e-commerce, a  E-Tray. Vale a pena conferir;
  • Eles falaram que aplicam, semanalmente, o NPS (Net promoter Score), uma forma de mensurar a confiança do cliente. Separei este artigo para quem quiser saber mais: https://bit.ly/2KGdJe0. Ps.: o blog da SharpSpring tem textos bem legais sobre o setor.

Resumindo a palestra 2: por mais que ainda seja da série “palestras jabá”, deu para pegar insights legais.

PALESTRA 3: Vendas de valor: os desafios essenciais para vender mais e melhor – Sandro Magaldi – meuSucesso.com

  • Essa é da série das palestras sobre vendas em geral, mas que dão insights bacanas de verdade;
  • Precisamos comunicar valor no sucesso do cliente, e isso abrange 3 etapas iniciais: precisamos estar presentes nas primeiras etapas de compra do cliente, senão só nos resta negociar preço. Dessa maneira, precisamos conversar com ele sobre o problema e a solução ideal para ele (basicamente influenciá-lo nas etapas iniciais do funil de vendas). 
  • Ele fez uma lógica que achei bem legal. Precisamos observar:

Benefícios da nossa oferta <—–> Características da oferta – AMBIENTE INTERNO

Expectativas do cliente <—–> Problemas dele – AMBIENTE DO CLIENTE

Diferenciais da sua empresa <—–> Opções que seu cliente possui – AMBIENTE MERCADO

  • Ele falou, obviamente, da importância de identificar a dor do cliente;
  • E ressaltou como é importante fazermos a persona ideal do negócio — fazemos isso muito por aqui na agência, e realmente norteia nossos caminhos.

Eu pedi a apresentação a palestra para a equipe do palestrante várias vezes, mas ainda não recebi. Caso receba, eu edito este artigo aqui e deixo para vocês.

Resumo da palestra:

PALESTRA 4: O Futuro da comunicação, salve-se quem puder e quem souber – Rafael Martins – CEO Share

Resumo palestra 4: f*da!

PALESTRAS 5 e 6: Negócios Digitais: O papel da tecnologia na alavancagem de resultados – Giovani Bassan – AWS e O Impacto da Tecnologia – Carlos Basílio – DELL

  • Essas duas foram muito técnicas, voltadas para profissionais da área de TI. Por isso, não tenho o que compartilhar com vocês, sorry. Elas fugiram bem do assunto da sala “Marketing Digital”.

PALESTRA 7: Pinterest, como gerar tráfego com essa fantástica ferramenta – Liliane Ferrari.

  • Gente, para tudo! Vocês não têm NOÇÃO da capacidade do PINTEREST. Foi nota 10 essa palestra. Como não tivemos acesso à apresentação, vamos lá.
  • Existem Pincodes do Pinterest para compartilhar com facilidade os perfis de lá;
  • São 31 milhões de usuários, sendo 80% dos acessos pelo celular, 67% do público feminino (35+). O Brasil está no 4° lugar no índice de mais usuários no mundo;
  • São 2 bilhões de buscas por mês;
  • 2/3 do conteúdo do Pinterest são de marcas;
  • Há maneiras de otimizar o seu site para levar diretamente ao Pinterest, e mais: existe uma ferramenta de e-commerce integrada com o Pinterest, chamada Shop The Look.  Vale a pena ler: https://newsroom.pinterest.com/pt-br/post/shop-the-look-e-pincodes-chegam-ao-brasil;
  • Existem apps que “varrem” as pastas dos usuários do Pinterest e oferecem ofertas personalizadas, de acordo com os pins de cada um;
  • Pins longos, tipo infográficos, no formato vertical, geram mais performance e engajamento;
  • Algumas dicas da palestrante: crie pastas colaborativas com clientes, salve pins de terceiros, atualize o perfil regularmente e verifique as estatísticas de cada pin;
  • O Pinterest, diferentemente do Facebook, tem um alcance orgânico lindo. Os pins sempre vão aparecer para você! Só depende da sua busca!

Resumo palestra 7: chocada!  

PALESTRA 8: A incrível arte de gerar negócios através do LinkedIn – Cristiano Santos

Resumo palestra:

PALESTRA 9: Unbound marketing: como criar uma nova estratégia digital de sucesso – Rafael Kiso

Resumo da palestra:

PALESTRA 10: Google Ads e Google Shopping: Como utilizar 

  • Para quem já tem afinidade com a ferramenta como eu e a galera da agência que participou da palestra, o assunto foi superficial, então, não realizei anotações:

PALESTRA 11: Como me tornei um tubarão – Camila Farani

  • Essa palestrante é do programa Shark Tank, da Record. Eu nunca assisti, mas dizem que é muito legal. A palestra dela foi mais coaching/autoajuda, estilo com o qual eu não me identifico, então também não fiz anotações. Sorry2.

No mais, o Locaweb Digital Conference foi daqueles eventos que você pensa: “valeu a pena ter investido o dia inteiro de trabalho aqui”. Agradeço a 2 Pontos pela oportunidade e a Locaweb pelo evento.

Espero que este artigo seja útil para você, que gosta/precisa/quer estudar sobre marketing digital.

Renata Ferreira Lima Crepaldi

Renata Ferreira Lima Crepaldi

Gerente de Resultados na 2 Pontos Comunicação

Gestora de Comunicação e Marketing com ampla experiência em marketing (live marketing, marketingde conteúdo/digital), comunicação empresarial e relacionamento comercial (PDV e relacionamentocom stakeholders).