Pense em um programa de trainee com o objetivo de identificar e acelerar o desenvolvimento de jovens profissionais com potencial de crescimento na carreira executiva, podendo atuar em todas as áreas da empresa. Muito atrativo, certo?

Sim! Mas, nesse caso, o grande desafio não estava na ótima promessa do nosso cliente FCA – Ferrovia Centro-Atlântica. O desafio estava em fazer tudo isso se tornar relevante para os jovens que estão em busca de oportunidades profissionais em programas de trainee escolhessem a FCA ao invés de outros processos de grandes nomes como Itaú, Ambev, Coca-Cola, Santander, entre outros. 

E como se isso já não fosse muito desafiador, a FCA ainda queria dobrar o número de inscritos em relação ao ano anterior, de 11 mil para mais de 22 mil. E o prazo para fazermos tudo isso? Um mês!

Ok, desafio aceito.

Para compensar a força destas outras grandes marcas, apostamos em um planejamento de comunicação agressivo e que ainda pudesse alavancar a imagem da FCA no mercado para passar credibilidade. Afinal, para atrair os olhares do jovens potenciais, teríamos que deixar a proposta do programa de trainee bem interessante, mesmo não tendo tradição.

Como o prazo bem apertado, traçamos de imediato estratégias bem pontuais que pudessem ser implementadas rapidamente. Primeiro, criamos o hotsite do programa, depois tivemos a ideia de fazer ações com os trainees de programas anteriores: chat pelo Twitter e vídeos dos trainees explicando suas experiências com a empresa. Uma ótima oportunidade de aproximação com os jovens e também provar que as perspectivas de crescimento eram, de fato, reais. Mas é bom lembrar que, apesar de ações como estas serem comuns hoje em dia, nossa sugestão em 2012 foi bem inovadora para o mercado. Percebemos que era necessário passar essa vivência interna para quem estava conhecendo a empresa de uma forma mais orgânica e sem produções e saímos na frente em relação aos outros programas.

Para compensar a força destas outras grandes marcas, apostamos em um planejamento de comunicação agressivo e que ainda pudesse alavancar a imagem da FCA no mercado para passar credibilidade. Afinal, para atrair os olhares do jovens potenciais, teríamos que deixar a proposta do programa de trainee bem interessante, mesmo não tendo tradição.

Como o prazo bem apertado, traçamos de imediato estratégias bem pontuais que pudessem ser implementadas rapidamente. Primeiro, criamos o hotsite do programa, depois tivemos a ideia de fazer ações com os trainees de programas anteriores: chat pelo Twitter e vídeos dos trainees explicando suas experiências com a empresa. Uma ótima oportunidade de aproximação com os jovens e também provar que as perspectivas de crescimento eram, de fato, reais. Mas é bom lembrar que, apesar de ações como estas serem comuns hoje em dia, nossa sugestão em 2012 foi bem inovadora para o mercado. Percebemos que era necessário passar essa vivência interna para quem estava conhecendo a empresa de uma forma mais orgânica e sem produções e saímos na frente em relação aos outros programas.

Ainda trabalhamos mailings segmentados, campanhas no Google e redes sociais gerando fluxo para o site de inscrição. A presença no Twitter, Facebook, Linkedin e blogs como Vida de Trainee e My Trainee foram importantes para uma cobertura mais completa no meio online. E ainda criamos um canal de comunicação direta para esclarecer dúvidas, fomentar a participação e apresentar cada detalhe do programa.

Para a divulgação offline, optamos por publicações em edições especiais sobre trainees das revistas Você S/A e Exame, veículos tradicionais e conceituados em assuntos de negócio e carreira. E como era preciso fazer o nome da empresa ser lembrado e destacar-se mesmo com os processos das outras empresas acontecendo, a FCA participou de 3 feiras: UFSCAR e USP em São Paulo e UFMG em Minas. A participação em eventos era importante para criarmos esse relacionamento com os possíveis candidatos.

Com toda essa movimentação em busca do objetivo de inscrições, conseguimos números incríveis. Geramos mais de 30 tópicos de discussão no LinkedIn, alcançamos mais de 340 mil pessoas com postagens e discussões no Twitter, os blogs deram uma boa cobertura e credibilidade, impactando mais de 4 mil pessoas muito segmentadas. E os anúncios na rede de buscas do Google foram a nossa melhor estratégia: média de 900 cliques por dia! Ao todo, no meio online, foram exatos 1.757.895 impactos diretos, entre publicações, RTs, comentários, likes e visualizações.

E a melhor parte: mais de 30 mil inscrições em apenas 1 mês de campanha. Um número 270% maior que do ano anterior.

Missão dada é missão cumprida!

O que podemos fazer por você?

Nosso pinterest

veja um pouquinho do tantão de coisas que a gente faz