Ao longo dos anos, as mulheres conquistaram seus direitos a duras penas. Igualdade profissional, garantia de voto, escolhas individuais, propriedade… Tudo isso foi assegurado por cidadãs que lutaram e transformaram as sociedades nas quais estavam inseridas.

Nos meados dos anos 1.400, no entanto, em um quartículo minúsculo e mal iluminado, estava Julian de Norwich — mesmo que você desconheça esse nome certamente há de reconhecer sua força. Ela, que vivia reclusa da sociedade devido ao celibato, foi a primeira mulher a redigir um livro na língua inglesa.

Julian nunca soube as consequências do seu manuscrito “Revelações do Amor Divino”. No entanto, essa corajosa mulher revolucionou a sociedade britânica medieval.

Hoje, mais de 600 anos depois, ainda somos minoria quando falamos sobre escritores publicados. Segundo a pesquisa da VIDA Count (2017), apenas duas das maiores editoras americanas tinham mais de 50% de autoras mulheres. Por outro lado, aquelas que alcançam seus objetivos nos representam muito bem.

Por isso, decidi criar esta lista com algumas autoras de livros de negócios escritos por mulheres inspiradoras. Me acompanhe e conheça alguns títulos que sugiro a leitura.

Faça acontecer – Sharyl Sandberg

Antes de mais nada, preciso citar a magnitude da autora do livro em questão. Saryl Sandberg é nada menos que a COO (Chief Operating Officer) do Facebook. Ela já foi eleita pela Forbes como uma das 10 mulheres mais poderosas do mundo.

Na obra, ela revela dados sobre a evolução das mulheres no mundo profissional e, de maneira encantadora, ela inspira mulheres a seguirem seus sonhos e encoraja a liderança feminina a transformar as relações (e interações) no mercado de trabalho.

Não à toa, foi a única autora a figurar na lista do site Business Insider de livros sobre negócios mais influentes de todos os tempos. Vale a pena ler.

Girl Boss – Sophia Amoruso

Em “Trabalhe 4 Horas por Semana”, Timothy Ferris mostra como passou de um funcionário preguiçoso a um dos maiores empreendedores do mundo.

A versão feminina dessa história pode ser lida em Girl Boss, livro no qual conhecemos a história de Sophia Amoruso. Ela vivia na rua, cometia pequenos delitos e alimentava-se de restos encontrados em caçambas de estacionamentos.

Uma década depois, tornou-se CEO (Chief Executive Officer) da Nasty Gal, loja virtual avaliada em mais de 100 milhões de dólares que começou como um brechó no Ebay. Uma história controversa, que merece a atenção de homens e mulheres que desejam empreender.

Mais do que ler você tem também a oportunidade de assistir à série #Girl Boss da Netflix e tirar suas próprias conclusões da conquista meteórica do sucesso e da derradeira decadência da Nasty Gal.

Acredite o livro inspira a empreender e a ser obcecado pela atenção ao cliente mas a realidade mostrou que o sucesso pode cegar quanto a gestão de pessoas internas e colocar tudo a perder.

Estúpida, eu? – Camila Coutinho

A blogueira Camila Coutinho jamais poderia imaginar que se tornaria uma das maiores influencers digitais do mundo. No entanto, foi o que aconteceu.

Em seu livro, ela conta como seu hobby transformou-se em profissão e estimula jovens a trilharem o mesmo caminho. Essa história é sensacional porque alia uma fantástica narrativa às possibilidades que o digital traz.

Me poupe! – Nathalia Arcuri

Poupadora compulsiva, Nathalia Arcuri conta que descobriu os segredos do planejamento financeiro logo aos 7 anos, quando começou a economizar para comprar seu carro aos 18.

Além de diversas experiências pelas quais a autora passou, há muitas dicas e métodos que podem ser extremamente úteis não apenas para uma análise da sua rotina de consumo e da sua relação com o dinheiro (finanças pessoais) como também dicas valiosas para conquistar a tão sonhada independência financeira.

O livro tem uma narrativa leve e muito divertida como o canal dela no Youtube que leva o mesmo nome do livro e que orienta milhares de seguidores sobre investimentos e é hoje, nada mais nada menos que o maior canal de finanças do mundo. Vale conferir e prepare-se para ficar bem incomodada (o) com a sua relação com o dinheiro e para mudar o modo como se relaciona com ele (o dinheiro). Super indico!

Beleza Natural – Liana Melo

Esse livro narra a história do Beleza Natural, um modelo de salão de beleza que valoriza e incentiva os cabelos crespos e cacheados da mulher brasileira, um dos 10 principais casos de empreendedorismos do Brasil na última década.

As atividades do salão são oriundas dos esforços de duas mulheres: Zica Assis, que era empregada doméstica, e Leila Velez, filha de porteiro que conviveu em condomínios de luxo sem as regalias dos moradores.

O livro traz à tona diversas reflexões, nos levando a crer como a persistência leva ao sucesso. Além disso, mostra como as empreendedoras souberam mesclar os negócios à luta contra a discriminação racial e de gênero.

É isso. Dicas rápidas de livros com histórias únicas, capazes de trazer insights para a sua carreira e para o seu negócio.

Leia e se inspire. Se você gostou deste texto, não se esqueça de me seguir aqui no Linkedin. Será um prazer ter a sua conexão e debater sobre diversos temas.

Luana Caldeira

Luana Caldeira

Diretora de Estratégia e Inspiração

Luana Caldeira é mineira, CEO e diretora de estratégia e inspiração na 2 Pontos Comunicação desde 2000, CMO na Nextin Inteligência Digital e CMO na empresa Marketing de Autoridade. Também realiza consultoria de marketing estratégico, não importa o tamanho do mercado, porque o propósito sempre é o mesmo: resultados impressionantes para a marca.